Cerca de 400 pessoas estiveram na Casa dos Cacos, na última quinta-feira (8/9), e ficaram encantadas com o espaço reaberto no mês passado. O local recebeu, de forma excepcional, a "Noite Mineira de Museus e Bibliotecas", que acontece sempre na segunda quinta-feira do mês. A atividade teve início às 18h e precisou ser estendida até após às 22h, quando estava previsto o fim das visitas guiadas.
A educadora social Ana Azevedo, 41, soube do evento pela rede social da Prefeitura de Contagem e saiu de Justinópolis para visitar a Casa dos Cacos. “Confesso que fui surpreendida quando cheguei aqui. São muitos detalhes que existem na casa e, em cada detalhe, uma história”, disse.
Larissa Cecília, também de Justinópolis, destacou a visita guiada como um sentimento de reencontro com a casa. “A história da casa se confunde com a do seu fundador, Seu Carlos, e tem uma imensa representatividade para Contagem. Uma ideia de mosaico, que é incrível, mas que, fica ainda melhor, quando sabemos o que há por trás de tudo isso, que é uma história maravilhosa”.
Alex Castilho, que estava acompanhado da esposa Helen, da irmã Rosângela, das filhas Helena e Laura e da sobrinha Priscila, lembrou dos tempos de infância na casa, onde costumava ir, brincar e ver o local sendo remodelado. “A gente sempre vinha, pedia autorização para o Seu Carlos, entrava, brincava dentro dos animais. Ver essa casa aberta novamente, nos traz essas lembranças e podemos não apenas contar, mas mostrar como tudo era naquela época”.
Segundo ele, a esposa, irmã, filhas e sobrinhas ficaram encantadas com os detalhes na cozinha e no banheiro. “Para mim, particularmente, é uma alegria muito grande, pois é o passado sendo reencontrado. É algo muito rico para Contagem ter um patrimônio como esse. É um resgate e um presente para a cidade. É um ponto turístico”.
Responsável pelas visitas guiadas, o assessor da Secretaria de Cultura, Lúcio Honorato, contou sobre a importância das pessoas conhecerem a Casa dos Cacos. “A casa é uma relíquia da cidade, está totalmente restaurada, linda e tem muita história. Quem é mais velho e morou aqui na região do Bernardo Monteiro, do Fonte Grande, tem essa casa como sua. Muitos ajudaram, inclusive, na construção e sempre há uma história diferente que nos contam. E quando vemos a casa reaberta e o público vindo aqui, até de forma maciça, como hoje, é sinal que a Casa dos Cacos não é somente um simbolismo, mas traz esse sentimento de pertencimento e também de curiosidade, pela beleza e raridade que ela tem. Que cada vez mais as pessoas possam vir, conhecer quem foi o Seu Carlos, como essa casa foi feita, qual a sua história e suas curiosidades”, afirmou.
A Casa dos Cacos foi reinaugurada no dia 27 de agosto, fazendo parte da programação de 111 anos de Contagem. A visitação acontece de terça-feira a sábado, exceto feriados, das 9h às 17h. Para grupos maiores, é necessário agendamento pelo telefone 3352-5323.
Confira as fotos do evento aqui: https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720301964909